quarta-feira, 20 de julho de 2011

"O respeito é bom e eu gosto!"

De certeza que todos nós já ouvimos esta frase alguma vez na vida, talvez, não directamente para nós, mas para para alguém que estava ao pé de nós! E de certeza que já alguém a disse! Mais comum, ainda, é ouvir que temos que respeitar os mais velhos ou dizer que os temos que respeitar! Eu acrescento: temos que respeitar tudo o que nos rodeia mas, principalmente, temos que nos respeitar a nós próprios: respeitar a nossa personalidade, os nossos sentimentos, as nossas opiniões, as nossas diferenças!
Se não nos respeitarmos, não conseguimos respeitar ninguém e não conseguimos ter o respeito de ninguém. Pode ser um cliché mas, para mim, faz todo sentido. Eu respeito-me imenso e consigo respeitar tudo e todos os que me rodeiam!


(Fonte: Google Imagens)


Como é que as pessoas querem ser respeitadas se não se dão ao respeito? Muitas vezes só o fazem através do medo e há quem o confunda com respeito. Eu, pelo menos, acho que são conceitos muito diferentes. Prefiro que me tenham respeito do que medo e se nós tivermos medo de alguém, esse sentimento sobrepõe-se ao respeito. Fazer com que nos respeitem, por vezes, não é fácil mas se tivermos respeito por nós próprios é meio caminho andado para que nos respeitem!
E vocês, dão-se ao respeito?


Boa viagem!

12 comentários:

Célia Gil disse...

Realmente interessante a sua postagem! É bom que todos reflitam sobre o assunto! Bjs

Ana disse...

Infelizmente hoje em dia há muita gente que nem respeita nem se dá ao respeito.Eu sempre fui uma pessoa respeitadora e detesto que faltem ao respeito.

Fio Norte disse...

Excelente texto:)

Formiguinha disse...

Eu respeito e gosto que me respeitem mas tenho dificuldade em tentar explicar ao meu filho em plena crise da adolescência o que é o respeito.
Beijinhos da Formiguinha

Ana disse...

Post BASTANTE interessante.
Acho que o respeita anda um pouco perdido nesta sociedade. Bem falta faz.

Beijinhos

Catarina Collins disse...

Nos dias de hoje vejo cada coisa que ate fico em choque. Eu gosto que me respeitem e de respeitar : ) Da parte mais jovem acho que não há muito, e alguns mais velhos também. Acho que com a falta de tempo as vezes as pessoas não olha a sua volta, mas só em si mesmas. Mas essa e' a minha opinião ;)

Beijinhos Caminhate!

Ana disse...

Gosto muito de respeito.
Na semana passada, fui criticada por estar sempre a pedir se faz favor e dizer obrigada no fim. Fiquei sem palavras.

Beijinhos, com todo o respeito :)

Mafalda S. disse...

Também adoro o respeito em tudo na minha vida, como tu mesma dizes "temos que respeitar tudo o que nos rodeia mas, principalmente, temos que nos respeitar a nós próprios: respeitar a nossa personalidade, os nossos sentimentos, as nossas opiniões, as nossas diferenças!"

Beijo

Turista disse...

Querida Caminhante, ao longo da minha vida profissional, sempre tive que impor o respeito, que muitos alunos nos primeiros tempos, confundiam com receio, efectivamente.

Caminhante disse...

Bom dia,

Célia, também gostava imenso que algumas pessoas reflectissem sobre o assunto.

Ana (Eu! Momentos Pensamentos Desabafos), há por aí muita gente que não se dá ao respeito e apenas quer ser respeitada..

Aprendereorganizar, obrigada :)

Formiguinha, adolescentes e respeito, muito difícil. Força nisso.

Ana (Pitada Gulosa) concordo contigo, o respeito está um pouco perdido nesta sociedade!

Catarina, concordo contigo. Para algumas pessoas o respeito já deve vir incluído no "pacote" e não fazem nada para conquistá-lo.

Ana (A mamã é só minha) por acaso, já tive uma pessoa a fazer-me um comentário desses. Respondi que era o mínimo que podia fazer por incomoda-la e que a boa educação e o respeito nunca são demais. E sabes o que é pior é que se depois deixas de dizer és na mesma criticada. Enfim..

Mafalda S. acho que esse é o caminho para nos tornarmos pessoas um pouco melhor :)

Manuela, os professores que mais me marcaram foram os que se imponham desde o primeiro momento. Lembro-me de ao início sentir medo mas ao longo do tempo sentir respeito e carinho. Foram sem dúvida os melhores e era nas suas disciplinas que tive melhores notas. És boa professora :)

Muito obrigada a todas pelos comentários.
Beijinhos

Carla Sousa disse...

Olá, já tinha vindo espreitar o teu blogue, mas finalmente decidi dar-te um alô e também agradecer-te pelos teus simpáticos comentários. E como eu te compreendo, como te compreendo... Valores, onde eles moram? Onde, onde? Eu bem luto diariamente para mudar pequenas coisas, porque já desisti de mudar o mundo. Enfim, palavras para quê. Também partilho destes desafabos, desta falta de tudo no meio de tanto nada. Bjs voltarei sempre que puder.

Caminhante disse...

Olá Carla Sousa, sê bem-vinda ao meu cantinho, volta sempre que quiseres. Fico muito feliz por não ser a única a tentar mudar pequenas coisas, acho que através disso podemos fazer toda a diferença.
Beijinhos