quarta-feira, 6 de julho de 2011

Confiar ou não confiar, eis a questão!

Ao longo do nosso caminho vamos lidando com várias pessoas. É um processo normal para o nosso crescimento enquanto ser humano. Temos a família, os amigos, os melhores amigos, os conhecidos, os colegas, as más companhias, etc. Consoante o "estatuto" que concedemos à pessoa, vamos ter determinada relação e vamos atribuir um grau de confiança. Por norma, confiamos mais numa pessoa da nossa família do que na pessoa que apenas conhecemos de vista do café.
Mas será que o nosso familiar é melhor pessoa do que aquela a quem apenas sorrimos quando cruzamos o olhar?

A minha pouca experiência nesta vida diz-me que devemos estar alerta, pois existem pessoas que não são de confiança, que nos podem magoar e muito. Por vezes, quem nós tomamos por "garantido" (esta pessoa nunca me irá desiludir), como nosso amigo (seja familiar ou não), não é aquele que aparenta ser e que tem atitudes que, quando menos esperamos, nos fazem uma ferida enorme no coração e nos atiram para um buraco, por vezes, muito fundo.

Em algumas situações, quando damos conta, estamos a ser ajudados a sair do buraco pela pessoa que não esperavamos. Será que por causa de uma pessoa que nos desiludiu devemos deixar de confiar nas outras?
As pessoas aparecem no nosso caminho, na nossa estrada, com um propósito. A pessoa que me magoou ensinou-me que posso esperar tudo de todos e que devo estar atenta, ensinou-me a ter mais defesas emocionais.
Sem dúvida, que não é por isso que vou deixar de gostar e de confiar nas outras pessoas.

E vocês, costumam confiar ou estão sempre de pé atrás?


Boa viagem!

4 comentários:

Sandra disse...

Neste momento eu ja tenho os dois pés atras.
Desiludi-me muito com alguem que eu pensava ser uma irma, mas eu mereci por me ter dado tanto e ter confiado cegamente.
Mas e com essas decepcoes que aprendemos e nos tornamos mais fortes.

Beijinhos

paty disse...

Adorei o texto e dá-nos que pensar...Nem sempre os amigos são o que nós pensávamos que eram e muitas vezes a amizade é apenas por interesse em algo que nós podemos oferecer e quando isso acaba por uma alguma razão a amizade sumiu...tive uma experiência dessas há muito pouco tempo e serve para abrir os olhos, os dois!!

  -:¦:-¨`*:. .:*¨'-:¦:-     -:¦:-
 -:¦:-Um beijo      -:¦:-  -:¦:-
 -:¦:-   -:¦:--:¦:-Um abraço
  -:¦:- Um sorriso   -:¦:--:¦:-

Caminhante disse...

Olá Sandra, concordo plenamente contigo quando dizes que aprendemos e nos tornamos mais fortes. Sem dúvida que numa próxima situação já vamos estar mais atentos e, até, poderemos saber como agir.
Beijiinhos

Caminhante disse...

Olá Paty, não gosto minimamente de pessoas que se aproximem por interesse e que depois, na hora da verdade, não estejam lá quando mais precisamos e, assim, nos mostram quem são realmente!
Amigos que são amigos têm apenas o interesse de nos verem felizes. Mas neste mundo existe de tudo!
Beijinhos