segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A pessoas mudam?

Será que as pessoas mudam? Será mesmo? Ou será que crescem, que amadurecem, que se modificam, que se tornam adultas? Ou será que a mudança é um processo tão natural como as transformações do corpo humano?
Tenho alguma dificuldade em acreditar que as pessoas mudam, talvez, porque já me disseram que iam mudar e nada, tornaram a repetir o erro, tornaram a dizer que iam mudar mas nada! É uma bola de neve em que a pessoa diz que muda e em que nós acreditamos e ficamos magoados porque torna a acontecer! Talvez, por isso, eu pense que quem faz uma vez, faz duas, faz três, faz as vezes que tiverem que ser!
Mas, também, me surpreendo quando realmente alguma coisa muda na pessoa! Talvez sejam excepções à regra, mas, acredito que quando a mudança parte do fundo do coração, é uma mudança real e não fingida (muitas pessoas apenas fingem que mudam).


(Fonte: Google Imagens)

Outras pessoas não mudam, apenas crescem com a idade, preferem amadurecer, reflectir, aprender com os erros cometidos ao longo da caminhada. Isto sim, pertence à pessoa, ao seu carácter, é sincero e não pode ser fingido. Ou será que pode? Existem pessoas que são autênticas incógnitas e por mais que se pensemos que as conhecemos bem, elas acabam por nos surpreender!
E, quais são os motivos reais, que levam as pessoas a mudar mesmo? O amor, talvez?
Eu acho que não mudei (ou pouco mudei), apenas cresci com a idade e aprendi com as lições da Vida, é isto que é o normal acontecer a todos nós, ou não?
E vocês, acham que as pessoas mudam?


Boa Viagem!

16 comentários:

Naná disse...

Eu com a "idade" fui mudando de opinião exactamente sobre isto. Sempre achei que as pessoas mudavam, mas não... pelo menos no carácter e nas questões de fundo da personalidade...
Mas acho que as pessoas que efectivamente mudam na sua essência, fazem-no por alguma reviravolta bem grande na sua vida. Algum acontecimento "catártico" lhes provoca isso...
Eu com a idade, julgo ter ido "amadurecendo", porque a essência está lá!

Cláudia disse...

olha eu acho que há coisas que se podem mudar e outras não...

Acho que as pessoas podem mudar mas apenas de hábitos, de formas de estar e encarar as coisas...

Agora se já for do feitio delas serem assim, é para esquecer...

Eu sou como tu, não mudei ou o que mudei foi muito pouco... O que me aconteceu foi crescer, amadurecer, aprender com os erros.... Mas infelizmente conheço também muita gente que nem com os erros aprende =S

Beijos

Ana Catarina disse...

Eu acho que as pessoas mudam com as pisadelas da vida, ou com a falta delas.Mas se alguém for mau, uma pessoa má, egoísta, fingida, mentirosa ela nunca vai mudar, por mais que tente, por mais que queira, na vida á coisas que não mudam, são assim porque têm de ser...

Anónimo disse...

Muito obrigada!

Beijinhos e boa semana também para ti :)

Ana disse...

Olá caminhante eu acho que é uma mistura dos dois ou seja vamos cescendo e amadurecendo e acontece a mudança de pensar, de estar, de agir.
Pelo menos no meu caso é isso que aconteceu e acontece, afinal é um processo que vai sendo feito aos poucos.
beijinhos

O meu pensamento viaja disse...

Já defendi com unhas e dentes a convicção de que as pessoas não mudam.
Entretanto, mudei. Mudei de opinião e, portanto, mudei.
Hoje, acho que só muda quem quer e pode mudar.
Acredito que haja quem queira, mas não possa, porque, para poder, é imperativo que tenha consciência dos seus atos, que, vigilante, impeça o pé de fugir para a chinela.
Esta metáfora é muito soft, quando o que está em jogo é o sofrimento de segundos e/ou terceiros.
Em suma, excecionalmente, muito excecionalmente, haverá quem tenha, por livre arbítrio a capacidade de mudar, mas são poucos, raros, os seres que, determinadamente, controlam a sua natureza.
Se calhar, minha linda, não gostaste deste comentário, porque preferias um em sentido inverso...
Porém, neste espaço sem rosto, podemos não ser politicamente corretos, para sermos cruelmente honestos.
Beijos.

Caminhante disse...

Naná, também acho que se as pessoas mudam dee ser por causa de algum acontecimento "muito forte"! Para mim, tocaste num ponto importantíssimo: a essência do ser humano!

eutambemtenhoumblog, hábitos e rotinas é muito comum todos nós mudarmos (devido às circunstâncias da vida), agora o carácter é muito mais complicado de se mudar, embora, talvez não seja impossível.

Ana Catarina, "quem nasce torto jamais se endireita" já diz a sabedoria popular.

Any =D, obrigada.

Ana, não tinha pensado nisso mas realmente uma coisa pode levar à outra. Obrigada pelo ponto de vista (e bem-vinda de volta :)).

Nina, eu gostei do teu cometário, da tua honestidade e gosto sempre das palavras que dizes porque me fazem pensar noutra perspectiva, fazem-me abrir horizontes e é assim que eu vou aprendendo também. Estas tuas palavras estão-me a fazer pensar bastante: "que só muda quem quer e pode mudar" e "haverá quem tenha, por livre arbítrio a capacidade de mudar, mas são poucos".
Obrigada, os teus comentários são sempre muito bem recebidos por mim.


Muito obrigada a todas pelos comentários pois são muito importantes para mim.
Beijinhos

remall disse...

existe um dizer que fala: se não mudamos pelo amor , mudamos pela dor.
e realmente é um fato concreto, eu mudei pela dor e já ajudei alguém muito querido mudar pelo amor, mas as pessoas tem que er o desejo de mudar...

Daniela disse...

Eu acho que as pessoas podem mudar em atitudes e em algumas formas de ser. No entanto, o centro da personalidade da pessoas, creio que não muda.

bjinho

C*inderela disse...

então, andas a plagiar-me? também escrevi sobre isso! AHAHAHAH (brincadeira acerca do post mais abaixo).
Eu acho que as pessoas mudam, não de um dia para o outro e não uma mudança muito drástica mas acredito. Eu mudei e acredito que vou mudar ao longo da minha vida. A vida, a maturiade e a experiência torna-nos diferentes (uns para piores e outros para melhor).

bjokas

Caminhante disse...

Remall, não conhecia esse dizer! Também concordo que a mudança tem mesmo que ser muito desejada!

Denise, acho muito difícil mudarmos a personalidade porque muitas vezes esta já está muito enraizada!

*C*inderela, nem brinques com o plágio que eu depois já não consigo dormir bem :)
Se a mudança na pessoa acontece também acho que não é mesmo de um dia para o outro.

Muito obrigada pelos comentários.
Beijinhos

Bricolar e Poupar disse...

Eu acredito na mudança, acredito que as pessoas podem mudar... às vezes não é de um dia para o outro, pode demorar anos, mas as pessoas podem mudar!

Ana disse...

Luisa
Eu acho exactamente o mesmo que tu, sem mudar uma vírgula.

Mais uma vez, parabéns!
É um prazer ler os teus posts.

Não mudes, gosto muito de ti assim :)

Um grande beijinho

Caminhante disse...

Bricolar e Poupar, eu também acredito que se houver mudança não pode mesmo ser de um dia para o outro (e de preferência que a mudança seja para melhor :))

Ana, muito obrigada, deixas-me sem palavras (e envergonhada) :)

Muito obrigada pelos comentários e beijinhos

Carla Sousa disse...

Aqui estou eu mais uma vez, para com todo o respeito do mundo te responder à altura do comentário que fizeste a este meu coraçãozinho destroçado. Hoje perdi um pouco mais de tempo a responder a cada comentário com o carinho que mereciam e se me esqueci de alguém foi por lapso. Foram certeiras as tuas palavras, li e reli e voltei a reler... E fico sempre a pensar qual será o meu caminho...Envio-te também um abraço do tamanho do Mundo e obrigada! Bjs Carla

Caminhante disse...

Carla, retribuo o abraço! Se precisares é só enviar um e-mail!
Beijinhos grandes