terça-feira, 16 de agosto de 2011

Opiniões!

Todos nós somos diferentes, temos visões diferentes, experiências diferentes e opiniões diferentes!
Eu sempre valorizei as opiniões das pessoas sobre todos os assuntos! Desde que não seja nada imposto, obrigatório, desde que seja dito de forma educada, aceito opiniões.
Nem sempre fui assim e fui aprendendo que a diversidade de opiniões é uma mais-valia para o Ser Humano. Começamos a ter uma perspectiva diferente do assunto, apesar, de nem sempre concordarmos com as opiniões dos outros.



(Fonte: Google Imagens)




Ao longo da minha vida académica ensinaram-me que devemos olhar sobre o que nos rodeia sobre vários aspectos e analisá-los para podermos chegar a uma conclusão fundamentada e bem argumentada. Assim, tive que lidar com opiniões diferentes em vários assuntos e chegar à minha própria opinião!
Hoje em dia, sempre que me pedem opinião, gosto de pensar em todos os aspectos que conheço e, assim, fundamentar a minha opinião. Mas, sobretudo, gosto sempre de ouvir opiniões, sejam iguais à minha, sejam semelhantes, sejam diferentes, o importante, para mim, é que sejam feitas de forma educada e não ofensiva. Também gosto de dar a minha opinião e, por isso, se alguma vez ofender alguém peço que me digam.

Quero agradecer todos os vossos comentários e sintam-se à vontade para comentar quando quiserem! Gosto de novas perspectivas, de novas opiniões e só acho que tenho a aprender e a enriquecer, enquanto pessoa, com isso! Afinal, nesta  estrada que é a vida aprendemos não só com a nossa vivência mas, também, com a experiência de quem, de alguma forma, nos acompanha!
E vocês, gostam de dar opiniões ou gostam mais de as ouvir?


Boa Viagem!

9 comentários:

Daniela disse...

Gosto de dar e de ouvir. Detesto quando não respeitam a minha opinião ou quando me julgam por ter uma opinião diferente, pois tento sempre respeitar as opiniões dos outros.

**

Célia Gil disse...

Gostei imenso do seu texto e penso até que nós crescemos aprendendo a ouvir e aceitar as opiniões dos outros, sem com isso deixarmos de ter a nossa opinião! Bjs

Turista disse...

Querida Caminhante, gosto de ambas as coisas. De ouvir e de partilhar a minha opinião, pois tal como dizes, é desta partilha que nos enriquecemos interiormente e crescemos, como seres humanos. :)

Caminhante disse...

Denise, muitas vezes, quando temos uma opinião diferente somos logo ofendidos. A mim já me aconteceu e passei por "chica esperta" apenas por pensar por mim e não tentei impor a minha opinião.

Célia, obrigada. Concordo plenamente e só tenho pena que existam pessoas que não aceitem as opiniões das outras pessoas. tornam-se pessoas limitadas.

Manuela, sim, sem dúvida que é isso que acontece.

Obrigada a todas pelos comentários. Gosto mesmo muito desta partilha!
Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Que interesse teria a vida se não nos ouvíssemos e aprendêssemos uns com os outros?
O importante é saber respeitar a opinião de cada um e isso infelizmente não é um virtude de todos...
Eu tenho 39 anos e ainda hoje tenho sede de ouvir, aprender, escutar, ler e pesquisar pois até ao fim da estrada da vida ainda há muita flor para apanhar, cultivar e assim enchermos a alma e levarmos o seu perfume...

Beijinhos!!

PS- Painho é um tipo de chouriço caseiro que se faz no meu Alentejo e que,para além de magrinho tem um sabor extraordinário.

Caminhante disse...

Mariana, respeitar opiniões diferentes não é mesmo uma virtude de muitas pessoas.
Concordo contigo quando dizes que temos que cultivar e encher a alma, é a única "coisa" que levamos connosco quando damos o último suspiro.
Obrigada pela explicação sobre o Painho.
Beijinhos e obrigada :)

Te disse...

Eu gosto de ouvir opiniões, às vezes a ouvir os outros deparamo-nos com ideias diferentes e que muitas vezes nem tinhamos pensado nisso.

Também dou a minha opinião claro mas gosto de ouvir o que os outros têm para me dizer.

Beijinho.

Ana Catarina disse...

Eu gosto das duas coisas...aliás ultimamente o que mais desejo é que me dêem opiniões. beijocas

Caminhante disse...

Ana Catarina, podes contar com a minha opinião, é só dizeres :)