quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ilusões!

Existem pessoas que iludem e outras que são iludidas! Até aqui nada de novo, sempre foi assim e sempre continuará a ser! Mas existem tantas pessoas que já foram iludidas que acabam por "acordar para a realidade" e começam a desconfiar, talvez de tudo e de todos! Eu comecei a desconfiar mais das pessoas e, hoje em dia, não é qualquer uma que merece a minha confiança! Quando confio, confio mesmo até que me dizem (ou fazem crer) que afinal não é bem o que parece.


(Fonte: Google Imagens)

O que leva as pessoas a viverem de ilusões? Ou que leva as pessoas a iludirem os outros? Será a sociedade em geral e os seus padrões de vida? Será o meio em que cresceram ou em que convivem actualmente? Será que já nasce com a pessoa? Será que é impossível as pessoas serem honestas, serem sinceras e viverem de acordo com o que têm sem terem medo de ser criticadas e julgadas e assim não terem de viver de ilusões para iludirem os outros?
O que leva uma família a fazerem-se mais ricos do que na realidade são e a taparem o "sol com a peneira", a esconderem que têm que fazer alguns sacríficios para não passarem por sérias dificuldades? E o que leva uma família a fazer-se mais pobre do que na realidade é? Será que tudo gira à volta de interesses?

É por estas e por outras que eu cada vez mais desconfio do que me dizem e de certos actos de certas pessoas. Contudo, e por mais estranho que pareça, ainda dou o benefício da dúvida (mas cada vez menos, confesso - "gato escaldado de água fria tem medo").
Há por aí alguém que consiga responder às minhas dúvidas? Obrigada!


Boa Viagem!

11 comentários:

Lúcia disse...

Olá querida caminhante, neste post revejo-me e revejo muitas pessoas que conheço, pessoas que foram iludidas tal como eu a tomar certas decisões porque iriam ser muito benéficas para a nossa vida, e o resultado...desastroso, muiiito mesmo..Hoje sou uma pessoa muito desconfiada, reestruturei a minha vida mas a custo de muiiiito sacrifício e já não vou por a cabeça de ninguém, até me podem dar provas que vou vencer mesmo assim é muito difícil eu cair na cantiga dos outros. Também conheço pessoas que sempre viveram de ilusões que davam a entender que viviam muito bem e hoje estão em processo de insolvência mas mesmo assim continuam a viver acima do que podem, também não entendo o que as leva a viver assim...são opções e talvez a vergonha de serem consideradas pobres? será, não sei!!!
beijinho

Mafalda S. disse...

Acho que isso faz mesmo parte da natureza humana. Eu, por experiência própria também não confio a 100% nas pessoas. Tento esperar o melhor dela, mas não confio a 100%.

Beijo

Te disse...

Responder às tuas duvidas não sou capaz de o fazer, mas também eu já tive desilusões e sim sou um bocadinho desconfiada e reservada ao inicio mas vá se lá entender continuo sempre à espera que desta vez seja diferente.

Sou mesmo assim não há nada a fazer, a unica coisa que comecei a diminuir foi a dor com que ficava quando era enganada. Agora é andar para a frente e que venha outra.

Beijinho.

Formiguinha disse...

Olá!

Eu depois de tanto "apanhar" por confiar demais agora desconfio de tudo e de todos, é a minha proteção contra aqueles que nos querem enganar:)

Beijinhos da Formiguinha

remall disse...

sou a constante mutação nesse sentido, confio e desconfio o tempo todo., 100% nem na minha sombra,tem dia que mexo os braços para ver se ela ( a sombra que me segue) vai mexer também.
preciso mudar, pois quando não confio tenho a sensação que as coisas não estão tendo o sesu devido valor.

Cláudia disse...

Olá


Desde já obrigado pelo teu comentário =)

Em relação ao teu post, eu também não confio em ninguém a não ser em mim mesma... Eu sei o que esperar de mim e sei que nunca me vou desiludir...

Não consigo confiar nas pessoas a 100%... Vou dando o benefício da dúvida...


Em relação às tuas perguntas não consigo responder a todas mas as pessoas vivem em ilusões pois não aguentam a realidade que os rodeia... é mais fácil fingir. Iludem os outros porque a meu ver, se se mostrarem como são na realidade, é uma desilusão.. Cada vez mais as pessoas pensam é em parecer bem aos olhos de todos em vez de tentarem ser como são.. Cada um é como cada qual.. Mas cada vez mais se liga a aspectos físicos e não aos sentimentos e conhecimentos da pessoas.

Beijos

Mafalda S. disse...

Já postei o teu selinho no meu blog.

Um excelente fim-de-semana!

Beijo

Caminhante disse...

Lúcia, tal como tu, não consigo compreender mesmo o que leva a pessoas a iludirem.

Mafalda S., acho que tens razão. Pensando bem nisso, já deve nascer com a pessoa e residir na sua essência.
Obrigada por postares o meu selinho :)

Te, eu por incrível que pareça fico sempre à mesma magoada, desiludida, com a mesma intensidade, só penso é que já seria de esperar e talvez fique um pouco mais conformada :)

Formiguinha, compreendo-te perfeitamente e talvez esse seja mesmo o melhor método de pretecção!

remall, também acho que quando não temos confiança as coisa não estão no seu lugar e que por isso não nos sentimos bem!

Muito obrigada a todos.
Beijinhos

Tanita disse...

Olá Caminhante,
Agora é a minha vez no teu blogue.
Bem quanto a ilusões? muito tinha a dizer, já me desiludi imensas vezes, por isso, agora não me entrego tanto e desconfio sempre quando a esmola é muito, se é que me entendes.
Bj**

Carla Sousa disse...

O que eu te posso responder, e pela minha própria vivência é que nunca desistas das pessoas, porque no meio de tanta gente falsa e vidas falsas, haverá certamente alguém que se vai destacar sempre. E se acreditarmos conseguimos encontrar essas pessoas. O previlégio de conhecermos pessoas transparentes e com bom coração é superior às outras. Por isso nunca desistas. Eu este ano que está quase a acabar, tive de tudo, mas o que me recordo com emoção é que também tive boas supresas de pessoas na minha vida que excederam as minhas expectativas e por elas nunca desisti de acreditar na humanidade, porque sei se me fechar, o mundo vai acabar para mim. bjs e bom fim de semana de preferência a chorar mas de tanto rir até cair. carla

Caminhante disse...

eutambemtenhoumblog, não podia estar mais de acordo contigo! Acho que tens toda a razão quando dizes: "as pessoas vivem em ilusões pois não aguentam a realidade que os rodeia... é mais fácil fingir" e " cada vez mais se liga a aspectos físicos e não aos sentimentos e conhecimentos da pessoas". Infelizmente acho que está é a (triste) realidade da nossa sociedade.

Tanita, compreendo-te muito bem! Obrigada pela tua visita, és sempre bem-vinda :)

Carla Sousa, gostei muito do teu comentário, uma perspectiva muito positiva. Apesar de achar que existem muitas pessoas falsas a viver em falsidade, sei que também existem as que são honestas e que vivem com muita sinceridade e honestidade e espero conhecer muitas mais pessoas assim porque são mesmo essas que me fazem acreditar que ainda há esperança.


Muito obrigada pelos vossos comentários e peço desculpa pela demora na resposta!
Beijinhos