quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Blogosfera!

O Blogue é um espaço pessoal onde escrevemos aquilo que queremos! Eu gosto de escrever sobre o que sinto e o que penso, sempre em busca de novos conhecimentos e experiências. Apenas manifesto a minha opinião e o meu conhecimento.

(Fonte: Google Imagens)


Muitas vezes, ao ler blogues verifico que já houve alguém que escreveu sobre o assunto que escrevi e penso: "Realmente já se escreveu sobre tudo e não há assunto novo neste mundo da blogosfera (isto porque, se ainda não se escreveu em Português já alguém o fez em outras línguas) mas será que já foi tudo dito?" E, assim, fico mais descansada, sem o peso na consciência de plágio de ideias porque, ainda, não foi tudo dito e porque eu não conheço todos os blogues que existem.

Não quero plagiar ninguém, para mim, plágio é mesmo copy-paste mas existem muitas pessoas que ficam ofendidas por termos ideias semelhantes. Se isto alguma vez acontecer a alguém que me lê, espero que me avisem.
E vocês, sentem que estão a plagiar ideias ou que são plagiados?

Boa Viagem!

16 comentários:

Daniela disse...

Acho que é muito mais grave o plágio de conteúdos do que propriamente de ideias. É possível escrever inúmeros posts sobre uma mesma ideia sem que isso seja considerado plágio.
Tal como dizes, não conhecemos todos os blogues que existem. Imagina que amanhã ambas publicavamos um post sobre a mesma ideia; iamos atacar-nos uma à outra por causa disso?
No entanto, tenho noção de que há pessoas que criticam as outras só porque escreveram um post com uma ideia semelhante.

Enfim, preocupo-me muito mais com o plágio de conteúdo.

bjinho

Turista disse...

Querida Caminhante, nós repetimos sempre os temas, mas não considero plágio, pois cada pessoa tem a sua maneira de escrever e opinar. :)
Para fazer copy-paste, tens um miminho para ti, lá na Turista! :)

Lúcia disse...

Querida caminhante, em 1º lugar queria te agradecer as tuas palavras sempre tão simpáticas e dão-me muita força, podes querer que nesse aspecto as pessoas podem-nos magoar mas não nós destroiem.
Em relação ao plágio, o haver há, mas muitas vezes falasse do mesmo tema mas de forma diferente.
Lembro-me de uma vez ter publicado um post que já havia editado há dias, publiquei-o a meio da manhã mas ainda antes de fazer a minha visita diária aos blogs que eu sigo, e qual não foi o meu espanto quando fui fazer as visitas havia um que tinha publicado o mesmo tema que eu, mas logo pela manhã.
Fiquei tão mal, enviei logo um mail para a pessoa a explicar que tinha sido mesmo coincidência, ela foi uma querida e entendeu, mas dái para cá só publico os meus post depois de fazer a visita diária :-)
beijinho

Célia Gil disse...

Os assuntos podem ser os mesmos mas são sentidos e descritos de formas diferentes, por isso abordar os mesmos temas de outros blogs não será de todo plágio. Mas discordo do plágio, cada um deve abordar o tema com o que lhe vai na alma e todos somos diferentes! Gostei da sua reflexão! Bjkas

paty disse...

Querida Caminhante, cá estou eu de volta novamente e obrigada por todas as tuas palavras de carinho :))Olha a mim já me aconteceu muitas vezes ter uma ideia sobre algo que queria fazer e deixei de a fazer com receio que pensassem que eu tivesse a copiar a receita. A blogosfera é um mundo e como é normal somos muitos a pensar é muito compreensível termos ideias parecidas, e penso que ninguém deve levar a mal!Beijinho grande

P.s.Depois mando-te um mail..

remall disse...

entendo por plágio quando vc é copiada na íntegra, aí é dose de engolir.Mesmas ideías de temas todos temos o tempo todo, a maneira de ver e de nos expressar é que faz a diferença.

Mafalda S. disse...

Obviamente que todos temos o direito de nos exprimir. E acho que fazes muito bem, do modo como escreves. E é obvio que muitas vezes iremos falar dos mesmos assuntos (aliás, há assuntos que quanto mais falados, melhor.

No meu caso já me copiaram um post, com foto e tudo e sem fazer qualquer referência ao meu blog. Como deves de imaginar, fiquei muito chateada. Quando copiam, devem citar a fonte.

Quanto ao teu blog, gosto imenso do que lá escreves.

Beijo

Caminhante disse...

Denise, plágio de conteúdos nem me passou pela ideia porque é crime, é muito grave e mostra falta de carácter. Não pensei que os "blogueiros" também o fizessem porque os blogues dão-nos uma liberdade de expressão incrível.

Manuela, eu também não considero plágio mas existem pessoas que ficam super chateadas por termos as mesmas ideias.
Obrigada, vou fazer o copy-past (mas depois altero o conteúdo necessário) com a tua autorização :)

Lúcia, não tens que agradecer, digo de coração e qualquer coisa é só dizeres.
O que te aconteceu pode ser bastante comum, acho que tiveste uma excelente atitude apesar de teres tido apenas uma ideia semelhante, contudo, nunca sabemos como as outras pessoas vão reagir.

Célia, não podia estar mais de acordo.

Paty, fico mesmo feliz por te ver aqui, é bom sinal :)
Acho que se puseres a fonte de inspiração não há problema, mas as pessoas têm que compreender que não existe fonte para bifes com batatas fritas, por exemplo.
Envia o mail só quando puderes :)

Remall, também penso assim, podemos ter as mesmas ideias mas todos temos a nossa maneira de dizer.

Mafalda S., muito obrigada pelas tuas palavras. O que te fizeram é crime e tens mais do que razão para ficar chateada. Não sei se o fizeste mas devias ter falado com a pessoa. Sinceramente, nunca pensei que as pessoas podessem copiar posts já publicados por outras pessoas.


Muito obrigada a todas pelos comentários. Fiquei a saber que tenho muito para aprender neste mundo da blogosfera.
Beijinhos

Luna Sanchez disse...

As ideias voam soltas por aí, podendo pousar em qualquer cabeça. E cada pessoa que aborda um assunto o faz do seu jeito.

Já o plágio do conteúdo na íntegra é de lascar sim. Já fui vítima e a sensação de impotência é enorme.

Um beijo.

Fio Norte disse...

Se os blogs são de temas parecidos é normal que as ideias sejam semelhantes mas feitas à nossa maneira, não acho que isso seja plágio, pelo contrário gosto muito de ler várias ideias sobre o mesmo tema aprende-se sempre algo de novo.

Te disse...

Não sinto que esteja a plagiar ninguém nem sinto que sou vitima de plagio. Acho que há muitos muitos temas comuns na vida de muita gente e por isso cada um fala como quer e do que quer.

Desde que não se copie textos na integra sem autorização do autor não acho que haja plagio.

Beijinho.

Bricolar e Poupar disse...

Como já foi dito aqui, concordo com as meninas que já falaram aqui da diferença entre plágio de ideias /conteúdos e de facto a diferença é enorme...

Eu já tive um site de vendas online e disponibilizava muita informação, foram semanas de pesquisa, foram semanas de trabalho em volta dos textos que depois vi serem copiados na íntegra não só por blogs como também por outras lojas online que surgiram posteriormente... a sensação de impotência é enorme, porque vês parte do teu esforço das tuas experiências serem contadas por outros como se eles tivessem passado pelo mesmo, enfim.

Agora falar dos mesmos temas acho absolutamente normal, conheçemos os blogs umas das outras, provavelmente teremos a mesma idade, vivências parecidas é normal que num ou outro ponto se pense da mesma forma e se fale sobre os mesmos assuntos.

Caminhante disse...

Luna Sanchez, bem-vinda!
Grande verdade quando dizes: "As ideias voam soltas por aí" e as pessoas não se devem ofender quando pensamos no mesmo. Plágio de conteúdo é crime e, para mim, demonstra falta de carácter.

Catarina (aprendereorganizar), já vi em blogues semelhantes a dizer que as ideias são copiadas, que os delas é que são os originais e que os outros são cópias, plágio de ideias. Eu percebo que as pessoas tenham gostos parecidos, e tal como dizes aprendemos muito com blogues semelhantes, mas fica mal ler este tipo de coisas.

Te, concordo contigo!

Bricolar e Poupar, acho que devo ser muito ingénua, porque fazer plágio de conteúdo só demonstra mesmo falta de carácter. Como é que essas pessoas te copiaram e conseguiram dormir à noite? Faz-me confusão, muita mesmo!


Muito obrigada pelos comentários. Gosto mesmo desta troca de ideias.
Beijinhos

Gertrudes disse...

Não há plágio quando expressamos livremente as nossas ideias com as nossas palavras. A alma humana é, descontadas as diferenças individuais, essencialmente a mesma. O que é bom, e reconfortante.

C*inderela disse...

se o mesmo tema fosse considerado plágio meio mundo anda a plagiar outro meio mundo :P
Uma coisa é pegar num tema e dar o nosso ponto de vista, outro é reproduzi-lo na integra como nosso! este último sim é muito grave. bjokas

Caminhante disse...

Elisabete Lira, bem-vinda e muito obrigada!

Gertrudes, bem-vinda! Sim, concordo plenamente com o que dizes.

*C*inderela, bem-vinda! A questão é que existem muitas pessoas que não podem ver que as outras pessoas podem ter ideias semelhantes. Concordo plenamente com a tua última frase.

Muito obrigada a todas pelos comentários.
Beijinhos